Notícias
Tipos de investimentos – Energia Solar – ligue Unitagri e Ilumisol Indaial
Publicado em 05/07/2019
AUTOCONSUMO REMOTO
Uma opção que tem chamado atenção é a do autoconsumo remoto. Situação em que o consumidor gera energia em uma unidade e o excedente (créditos) pode ser transferido para outra unidade consumidora.
Neste caso é necessário que as duas estejam com o mesmo CPF ou CNPJ e localizadas na mesma área de distribuição da concessionária (ex: gerar energia na casa de praia e reduzir a fatura tanto da casa como a do escritório no centro).
GERAÇÃO COMPARTILHADA
Outra situação semelhante é quando consumidores se reúnem em cooperativa ou consórcio para investir na instalação de um grande sistema solar fotovoltaico capaz de atender desde indústrias, comércios e até mesmo residências (necessária comprovação de vínculo entre os participantes). Desta forma é possível, além de dividir o custo do investimento, ter um equipamento de alta potência gerando energia para um número maior de pessoas.
CRÉDITOS DE ENERGIA A visão da norma da Aneel, o período para uso dos créditos de energia passou de 36 para 60 meses. Sendo assim, o cliente terá 5 anos para usar a energia gerada e não consumida.
CONDOMÍNIO SOLAR
A geração distribuída em condomínios foi possível após a atualização da normativa 482 da Aneel. Através do CNPJ do condomínio se compra o equipamento para geração e começa a produção de energia. Quando há excedente, é possível dividir entre os participantes do investimento. Antes da atualização era possível gerar apenas energia para áreas comuns do condomínio, hoje cada morador pode ser beneficiado.